terça-feira, 26 de maio de 2009

AVALIAÇÃO PARA QUE?

Segundo observações que são confirmadas por muitos autores, podemos responder à pergunta título desta postagem, apontando, que de modo geral serve: para classificar, castigar, definir o destino dos alunos de acordo com as normas escolares. Pode-se afirmar que a avaliação tem assumido, e já há muito tempo, uma função seletiva, uma função de exclusão daqueles que costumam ser rotulados “menos capazes, com problemas familiares, com problemas de aprendizagem, sem vontade de estudar, sem assistência familiar” e muitos outros termos parecidos.

Apartir de todo o conhecimento que possuímos sobre a avaliação, deixe seu comentário sobre essa situação abaixo:

O que significa em termos de avaliação um aluno ter obtido nota 5,0 ou média 5,0? E o aluno que tirou 4,0?

Como essa situação é tratada na sua escola?

6 comentários:

  1. Atingir a média às vezes não significa que esse aluno seja melhor que o outro,um bom aluno no momento da avaliação pode, por motivos diversos não conseguir desenvolver os itens propostos e não atingir a média, ao contrário daquele que "pesca" respostas e "fica" na famosa frase: consegui um 5.0.

    ResponderExcluir
  2. Para mim a avaliação deve ser diária, qualitativa e considerando tudo o que o aluno produz. A diferença entre 4.0 e 5.0 é mínima. Rotular a sua capacidade através da nota é necessária por uma questão classificatória.O importante é considerar seu empenho e perceber suas dificuldades, auxiliando-o a superá-las.

    ResponderExcluir
  3. O índice do rendimento do aluno é tido como limitação de conceito(nota 5.0), porém essa determinação não demonstra transparência na evolução contínua de aprendizagem, contida nos diferentes temas, objetivos propostos, competências e habilidades nas atividades ou estratégias.

    ResponderExcluir
  4. AVALIAÇÃO COMO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM,TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO,VERIFICAR SE O CONTEÚDO TRABALHADO PELO PROFESSOR,FOI ASSIMILADO PELOS ALUNOS.
    O ALUNO QUE OBTIVER CONCEITO 5,0,QUER DIZER QUE ELE CONSEQUIU O BÁSICO PARA DAR CONTINUIDADE AO CONTEÚDO TRABALHADO PELO PROFESSOR.
    O ALUNO QUE OBTIVER CONCEITO 4,0,QUER DIZER QUE NECESSITA DE UM TRABALHO DE RECUPERAÇÃO PARALELA PARA SANAR O CONTEÚDO EM DEFASAGEM.

    ResponderExcluir
  5. Acho q não existe muita diferença entre as notas 5,00 e 4,00,porque tais notas não podem explicar o rendimento do aluno em sala. E o que ambos aprenderam e deixaram de aprender?O valor da avaliação encontra-se no fato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. O índice do rendimento do aluno é tido como limitação de conceito(nota 5.0), porém essa determinação não demonstra transparência na evolução contínua de aprendizagem, contida nos diferentes temas, objetivos propostos, competências e habilidades nas atividades ou estratégias.

    ResponderExcluir